Se você quiser saber mais sobre varizes, confira este artigo. Ajudará você a entender as principais causas da doença, bem como a reconhecer por conta própria os primeiros sintomas das varizes.
Poucas pessoas sabem que as varizes são uma doença bastante comum, afetando quase 30% das mulheres e 20% dos homens. Isto se deve ao fato de que os primeiros sintomas podem ser quase invisíveis. Este artigo irá ajudá-lo a descobrir como reconhecer varizes de forma independente quando elas ainda são passíveis de tratamento conservador e seguro.
O que são varizes?
As varizes são uma doença comum que pode causar muito desconforto e prejudicar significativamente a qualidade de vida. As veias varicosas ocorrem quando as paredes das veias perdem a elasticidade e não conseguem bombear o sangue de volta ao coração com eficácia. Ficar muito tempo em pé ou sentado, predisposição hereditária, excesso de peso, gravidez, doenças cardíacas e vasculares - tudo isso pode causar varizes. Existem vários métodos que podem aliviar os sintomas e até mesmo eliminar a doença.
As veias varicosas são um distúrbio vascular que ocorre quando as válvulas venosas estão enfraquecidas e a circulação sanguínea prejudicada. É por isso que isso acontece.
Nossos vasos bombeiam o sangue das pernas para o coração devido ao funcionamento de válvulas especiais que não permitem que o sangue flua para os pés sob a influência da gravidade. Mas acontece que as válvulas enfraquecem. E então parte do sangue começa a permanecer nas veias e, como resultado, a pressão sobre elas aumenta. As paredes venosas se expandem e ficam danificadas. Com o tempo, as veias ficam cada vez maiores. As pernas de pessoas com varizes podem parecer como se houvesse enormes cordas sob a pele.
As varizes não são apenas um problema estético. Esta doença pode levar a complicações graves como trombose, úlceras e até necrose tecidual. Portanto, é extremamente importante reconhecer as varizes de forma independente e consultar um médico aos primeiros sinais. Quanto mais brando for o curso da doença, mais fácil será o tratamento. As principais razões para o desenvolvimento de varizes.
As razões para o desenvolvimento de varizes podem ser diferentes. Vamos dar uma olhada em cada um deles.
- Um dos principais fatores é a hereditariedade. As veias varicosas ocorrem em pessoas com parede venosa enfraquecida devido a uma mutação genética. Lembre-se se seus familiares tinham varizes. Se sim, você também corre o risco de desenvolver esta doença. No entanto, não tenha pressa em ficar chateado. Se você leva um estilo de vida saudável e cuida da saúde, há todas as chances de evitar o aparecimento de varizes. Mas é sempre importante você monitorar sua alimentação e estilo de vida, além de estar atento à sua saúde.
- Trabalhando em pé. Se você exerce uma profissão onde precisa passar muito tempo em pé, esteja especialmente atento ao estado de suas pernas. Existe um alto risco de desenvolver varizes. Em primeiro lugar, as pessoas que trabalham em pé são afetadas pela imobilidade dos músculos das pernas. Se uma pessoa caminha muito, os músculos se contraem e comprimem os vasos sanguíneos, o que ajuda a empurrar o sangue para o coração. Mas se você ficar parado no mesmo lugar durante todo o dia, suas veias permanecerão sem suporte. Portanto, quando em pé, a probabilidade de varizes aumenta. Os representantes das seguintes profissões devem estar especialmente atentos à sua saúde: professores, cozinheiros, cirurgiões, enfermeiros cirúrgicos, cabeleireiros, garçons, vendedores, bartenders, torneiros, massoterapeutas.
- O trabalho sedentário também pode afetar negativamente a saúde vascular e o aparecimento de varizes. São trabalhadores de escritório, motoristas, programadores, contadores, bibliotecários, caixas, costureiras, bancários, joalheiros e telefonistas. Um estilo de vida sedentário também aumenta o risco de desenvolver varizes e é perigoso. Afinal, os músculos da perna não funcionam e o sangue estagna. As veias dilatam e se transformam em veias varicosas. É especialmente ruim ter o hábito de cruzar as pernas. Você pode pressionar as veias, causando trombose. Não se esqueça de fazer pausas durante o trabalho e pelo menos às vezes fazer um aquecimento ou pelo menos caminhar pelo escritório.
- Trabalho físico pesado e levantamento de peso também podem causar varizes. Isso se deve ao fato de que, ao levantar um grande peso, ocorre um salto na pressão intra-abdominal, que, naturalmente, é transmitido às pernas e causa estiramento dos vasos sanguíneos e rompimento das válvulas. Se você é carregador, levantador de peso, construtor, lojista, mineiro ou tem que levantar pesos como parte de sua ocupação, lembre-se de que isso é perigoso e pode causar varizes.
- Voos longos e frequentes também são perigosos para o funcionamento dos vasos sanguíneos. Durante o voo, ocorrem alterações na pressão atmosférica, o que também afeta negativamente os vasos sanguíneos. Num avião você não consegue esticar as pernas e é difícil encontrar uma posição confortável. Devido ao ar seco a bordo de um avião, o corpo sofre desidratação. A viscosidade do sangue aumenta, o que leva à estagnação venosa e ao fluxo sanguíneo lento.
- Gravidez. Muitas vezes acontece que os primeiros sintomas das varizes podem aparecer justamente durante a gravidez, porque o corpo da mulher fica sob um fardo enorme e surge inchaço nas pernas. Muitas vezes, os médicos podem prescrever roupas de compressão, o que pode melhorar o curso da doença.
- O excesso de peso também pode causar varizes. Além disso, é importante saber que devido ao excesso de peso, uma pessoa pode passar anos sem notar uma única varizes. As veias varicosas podem ficar escondidas sob uma camada significativa de gordura subcutânea. Sua visualização não é apenas difícil, mas impossível sem técnicas instrumentais. Portanto, se você está acima do peso e à noite sente cansaço ou inchaço nas pernas, consulte um flebologista o mais rápido possível.
- Estilo de vida pobre, abuso de álcool, tabagismo e outros maus hábitos e vícios. Em geral, varizes e maus hábitos são incompatíveis. E combinado com o tabagismo ou o consumo excessivo de álcool, isso terá consequências graves. Sem tratamento e controle, as varizes podem provocar outras doenças vasculares, por exemplo, aterosclerose das extremidades inferiores.
- Os saltos são inimigos dos vasos sanguíneos. Não se apresse em buscar a beleza. Lembre-se de que os saltos altos colocam muito estresse nos pés. Os sapatos devem primeiro ser confortáveis e depois bonitos. É claro que é aceitável usar saltos altos, mas apenas ocasionalmente, não os abuse.
Sintomas de varizes em vários estágios da doença.
O estágio inicial das veias varicosas. Estágio de compensação. O estágio inicial das veias varicosas também é chamado de estágio de compensação. Recebeu esse nome devido ao fato de que quando o funcionamento das veias do corpo é interrompido, são ativados mecanismos especiais que compensam esses distúrbios. É por isso que ela é perigosa. Uma pessoa pode ignorar os sinais de varizes por vários meses, e talvez até anos, e perder um tempo precioso para um tratamento frutífero.
Os sinais externos podem estar completamente ausentes ou aparecer na forma de vasinhos. Eles não devem ser subestimados. Estes são verdadeiros arautos das veias varicosas.
Tudo o que uma pessoa pode sentir no estágio inicial das varizes é peso nas pernas, sensação de plenitude e inchaço. A maioria dos pacientes atribui esses sintomas à fadiga, especialmente se o trabalho envolver estresse nas pernas.
Mas se você é sensível à sua saúde, percebeu esses sintomas e consultou um flebologista a tempo, pode ficar tranquilo. Nesse caso, quando as varizes são diagnosticadas na fase inicial, é prescrito tratamento conservador não cirúrgico. Por exemplo, diferentes tipos de escleroterapia.
Classificação das varizes. O que é importante saber?
A classificação das varizes depende do nível em que se encontra a veia afetada. É importante conhecer esta classificação para que você possa reconhecer os sintomas a tempo e consultar imediatamente um flebologista.
A classificação das varizes começa com a identificação das principais formas da doença: varizes primárias (idiopáticas), varizes secundárias (consequências de lesões traumáticas nas veias), varizes relacionadas à idade (senil), varizes congênitas (formação intrauterina de varizes), etc.
As varizes primárias são uma das formas mais comuns da doença. Pode ser encontrada em pessoas de qualquer idade, embora na maioria das vezes esse tipo de varizes se desenvolva em mulheres. O fator hereditário é uma das causas desta doença.
As varizes secundárias são uma forma da doença que se desenvolve após lesões traumáticas nas veias. Trombose venosa, cirurgia, trauma e outros fatores podem causar varizes secundárias. Normalmente, esse tipo de doença ocorre no local da lesão.
As varizes senis ocorrem com mais frequência em pessoas idosas. O envelhecimento crescente do corpo causa enfraquecimento das paredes dos vasos venosos, o que tem um impacto notável na sua etimologia.
As varizes congênitas são caracterizadas pelo fato de a doença ocorrer durante o desenvolvimento fetal. Uma anomalia no desenvolvimento dos vasos sanguíneos provoca uma violação da sua função vital, nomeadamente, dilatação reversível das veias.
Segundo estágio das veias varicosas. Subcompensação.
Esta é a fase mais comum em que os pacientes já consultam o médico. A subcompensação é o estágio em que o corpo não consegue mais lidar sozinho com a doença. Nesse caso, a pessoa não só reclama de dores e inchaço ao final do dia, mas também sente desconfortos constantes. Já é difícil para o paciente levar um estilo de vida normal. Nesse caso, uma consulta com um flebologista deve ser agendada imediatamente.
Principais sintomas: as veias são bem visíveis, a pele pode adquirir uma tonalidade azulada. Inchaço, dor, sensação de queimação e leves cãibras nas pernas são observados não apenas à noite, mas também à noite.
O tratamento fácil nesta fase já não é suficiente. Nesse caso, costuma-se utilizar EVLT e cirurgia minimamente invasiva.
Terceira etapa. Varizes graves. Descompensação.
Neste caso, a ruptura dos vasos sanguíneos tem um impacto negativo no funcionamento de outros órgãos e sistemas do corpo. A nutrição dos tecidos é prejudicada, o líquido se acumula neles e podem ocorrer úlceras tróficas. As veias ficam gravemente deformadas e são possíveis complicações graves na forma de tromboflebite.
Nesta fase, é necessário tratamento cirúrgico urgente. Caso contrário, as veias varicosas começam a representar uma ameaça à vida.
É importante compreender que a doença pode ter uma forma de desenvolvimento ou várias combinações. E a classificação das varizes não é inequívoca, mas implica a possibilidade de várias combinações de fatores. Mas independentemente da forma, as veias varicosas requerem tratamento. O tratamento adequado pode levar à recuperação total, prevenir complicações graves e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Diagnóstico de varizes.
Uma clínica moderna possui os métodos mais precisos e eficazes para diagnosticar varizes. Os principais métodos para diagnosticar varizes são:
- Exame por especialista. A primeira coisa que você precisa fazer é marcar uma consulta com um flebologista.
- Exame de ultrassom. Este é o principal método diagnóstico utilizado para detectar varizes. Um exame ultrassonográfico das veias permite ver quaisquer alterações na estrutura das veias, determinar se há alguma obstrução no fluxo sanguíneo e identificar outros problemas nas veias.
- Flebografia. Este é um método diagnóstico que permite obter uma imagem mais detalhada dos vasos das extremidades inferiores enquanto um agente de contraste é injetado neles. Este método permite diagnosticar distúrbios na estrutura das veias e outros problemas do sistema linfático.
- Exame de tomografia computadorizada. Este método permite obter uma imagem tridimensional dos vasos, o que melhora significativamente a descamação das veias.
- Exame de ressonância magnética. Esse método é utilizado principalmente quando não é possível realizar o exame ultrassonográfico, pois sua eficácia no diagnóstico de varizes é reduzida.
- Termografia. Este método baseia-se na consideração da radiação térmica das extremidades e permite determinar a presença de doenças na estrutura das veias.
Via de regra, fazer um diagnóstico com base em dados de pesquisas não leva muito tempo. A maioria dos procedimentos leva de 10 a 40 minutos. O tratamento em diferentes estágios varia muito, portanto você nunca deve se automedicar. Quaisquer manipulações de saúde podem ser prescritas somente após o recebimento dos resultados da pesquisa.
Métodos para tratar varizes
As varizes são uma doença grave, mas podem ser tratadas. Existem maneiras de ajudar a evitar desconforto e reduzir o risco de complicações. É importante não atrasar a consulta médica e seguir suas recomendações, pois o tratamento precoce aumenta significativamente as chances de recuperação. Existem vários métodos que podem aliviar os sintomas e até mesmo eliminar a doença.
A primeira forma importante de tratar as varizes é mudar seu estilo de vida. Pessoas que sofrem de varizes precisam prestar atenção especial à atividade física. O exercício regular visa fortalecer os músculos da parte inferior do corpo e estimular a circulação sanguínea. Caminhada, natação, ginástica para os músculos das pernas - tudo isso pode ser uma boa ajuda no tratamento das varizes.
A segunda maneira é mudar sua dieta. Existem muitos produtos que podem piorar ainda mais o quadro das varizes: café forte, temperos picantes, álcool, alimentos gordurosos e pesados. É melhor escolher alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras alimentares. Por exemplo, vegetais, frutas, ervas, laticínios não fermentados, nozes, peixes.
Os dois primeiros métodos são condições obrigatórias em qualquer fase da doença.
O próximo passo, se indicado pelo médico, pode ser o tratamento medicamentoso. O uso de pomadas, cremes e géis que contenham substâncias que melhoram a circulação sanguínea ajudam a reduzir o inchaço e a dor. Você também pode usar terapia medicamentosa; seu médico irá prescrever comprimidos.
Os métodos modernos de tratamento de varizes incluem:
- Obliteração e coagulação. O emissor é inserido na veia através de uma micropuntura. O laser aquece com precisão o sangue, que queima as paredes dos vasos sanguíneos e sela a veia (isso é chamado de esclerose). Após a conclusão do procedimento, o emissor é removido. Com o tempo, a veia se transforma em tecido conjuntivo e então se resolve completamente. A duração do procedimento é de cerca de meia hora. Imediatamente após o término do tratamento, o paciente pode retornar à vida normal. Para consolidar os resultados obtidos, é necessário o uso de cintas compressivas por vários dias.
- Escleroterapia. Uma substância especial é injetada no vaso afetado, que cola suas paredes. O vaso colado é excluído da circulação sanguínea e se dissolve com o tempo.
- Remoção por radiofrequência. O mecanismo de ação é semelhante ao da terapia a laser. Durante o procedimento, um cateter é inserido na veia, que aquece suas paredes e também faz com que elas grudem. Depois de algum tempo, a veia resolve.
- Miniflebectomia. Esta é uma operação cirúrgica minimamente invasiva realizada sob anestesia local em regime ambulatorial. Através de uma punção, a veia afetada é retirada cuidadosamente, sem incisões ou pontos.
- Nos estágios graves da doença, está indicado o tratamento cirúrgico, que priva as veias distorcidas da capacidade de drenar o sangue.
Tratamento de varizes na cinética moderna
Numa clínica moderna, eles sabem como ajudar os pacientes de forma eficaz. Os médicos já realizaram milhares de operações e ajudaram milhões de pacientes a se livrar das veias varicosas. Se você sofre de varizes, saiba que nunca é tarde para ir à clínica e fazer tratamento.
A clínica moderna emprega apenas médicos altamente qualificados, especializados no tratamento de varizes e outras doenças venosas. Os pacientes recebem uma variedade de opções de tratamento, incluindo terapia a laser, escleroterapia, terapia por radiofrequência e cirurgia. Somente os equipamentos e tecnologias mais modernos são utilizados. Isso garante resultados máximos e risco mínimo de complicações. Além disso, a clínica profissional é uma das mais avançadas na área de cirurgia venosa do país.
Outra vantagem de uma clínica profissional é que os pacientes recebem apenas uma abordagem individual. Cada paciente é único e durante o tratamento todas as suas características são levadas em consideração na escolha do método. O principal objetivo da clínica é permitir que o paciente volte à vida normal e esqueça os problemas nas veias.
Não pense que as veias varicosas irão desaparecer sozinhas. Na verdade, em casos raros, os sintomas podem melhorar devido a mudanças no estilo de vida ou a certos medicamentos. No entanto, é importante compreender que esta é apenas uma melhoria temporária e que o tratamento ainda é necessário. Ao adiar a consulta médica, você só pode piorar o curso da doença.